PINGUINHO PARA EDUCADORES?

“Sustentabilidade & Meio-Ambiente” é um dos temas mais relevantes e atuais, sendo tratado por comunidades de todo o mundo.
Aqui você encontrará as ferramentas para engajar seus alunos na jornada de “regeneração do planeta”.

Neste tópico crianças aprenderão: A Importância da água para a natureza e a Importância das amizades e do companheirismo para vencer desafios e medos.

Reproduzir vídeo

Vídeo

Nesse episódio conheceremos a Turma do Pinguinho, aprenderemos sobre o “ciclo da água” e a importância de enfrentarmos nosso medos, com responsabilidade.

Sugestão de aula
 
  1. Abre explicando a importância da água para o planeta, explicando que a quantidade é a mesma desde a formação da Terra e que é, por meio da chuva, que ela se recicla: caindo, evaporando e subindo para cair em forma de chuva, novamente.
  1. Se a escola tiver multimeios e condições, passa o vídeo. Do contrário, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao primeiro episódio do desenho animado Pinguinho.
  1. Temas que podem ser explorados com as crianças:
    – O ciclo e os estados físicos da água.
    – Importância da água para a natureza;
    – A chuva e o desenvolvimento de plantas e animais;
    – O que o Pinguinho encontraria se chovesse na comunidade da escola;
    – Importância das amizades e do companheirismo para vencer desafios e medos.
  1. TAREFA
Para casa, a professora (professor) distribui folha para os alunos (se houver condições na escola) com as imagens de uma panela cozinhando arroz e, com anuência e devida informação aos pais e responsáveis, pede para os alunos observarem, com a supervisão de um adulto, a panela enquanto o arroz é preparado. Cabe destacara para as crianças que ali dentro da panela repete-se o ciclo da água que vemos no desenho: a água esquenta, evapora, sobre em forma de fumacinha, encontra a tampa da panela onde retorna para o estado líquido e – quando o adulto levanta a tampa, caem as gotinhas, como se fosse uma chuva, sobre a comida.
  1. CONCLUSÃO
O educador deve destacar no final das atividades os dois pontos principais de conteúdo a ser explorados com o episódio: a superação dos desafios que a vida nos apresenta, a importância dos colegas para nos estimular (afastando-se de quem faz o contrário) e a abordagem científica dos estados da água e a importância dela para o meio ambiente.

Sugestão de atividades

Produção de desenho do Pinguinho saltando perto da casa onde a criança mora.
Produção de desenho com história contada oralmente sobre o que o Pinguinho encontraria se chovesse perto da casa do aluno.
Produção de texto – redação – sobre o que o Pinguinho encontraria e como poderia melhorar o local onde a criança vive se chovesse ali perto

Neste tópico crianças aprenderão: Como os plásticos fazem mal ao ambiente e onde vai parar o lixo que não é degradável.

Reproduzir vídeo

Vídeo

A Turma do Pinguinho mostra que existe muito plástico e lixo jogados nos oceanos, demorando centenas de anos para se decompor. Podemos evitar isso!

Sugestão de aula
 
     1.  Abre explicando sobre a responsabilidade dos seres humanos em preservar a natureza, destaca que toda ação gera reação e que, ao despejar resíduos em locais inapropriados, esse lixo prejudica a natureza. Exemplifica com o caso de lixo plástico jogado em ruas e praias que vai parar em mar aberto. Revela que ilha de plástico existe de verdade e que há cinco delas nos principais mares e oceanos da Terra ameaçando a vida marinha. Completa falando que o plástico foi inventado pelo homem e não é degradável, ou seja, nunca desaparece. 

     2.  Se a escola tiver multimeios e condições, passa o vídeo. Do contrário, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao primeiro episódio do desenho animado Pinguinho.
 
     3.  Temas que podem ser explorados com as crianças:
a. Descarte de resíduos sólidos.
b. Diferentes tipos de poluição ambiental;
c. Como os plásticos fazem mal ao ambiente;
d. tempo que demora para o plástico se degradar;
e. onde vai parar o lixo que não é degradável.
 
     4. TAREFA
Para casa, a professora (professor) pede para os alunos criarem uma redação ou um desenho mostrando o local mais poluído da comunidade onde vivem. Devem acrescentar o que o Pinguinho e a sua Turma fariam se vissem aquilo.
 
     5. CONCLUSÃO
A educadora (educador) pode propor à turma imaginar um mundo sem lixo descartado de forma errada. Pode propor uma discussão sobre o que eles podem fazer para melhorar as localidades onde há lixo acumulado na comunidade onde vivem.
O educador deve destacar no final das atividades os dois pontos principais de conteúdo a ser explorados com o episódio: a superação dos desafios que a vida nos apresenta, a importância dos colegas para nos estimular (afastando-se de quem faz o contrário) e a abordagem científica dos estados da água e a importância dela para o meio ambiente. 

Sugestão de atividades

A turminha vai aprender que canudinho de plástico descartável não é bom para o planeta: o correto é usar canudinho permanente ou de papel.
Os alunos devem fazer um inventário (recordatório) de todas as embalagens e recipientes plásticos que entraram na casa de cada um ao longo de uma semana e para onde foi todo este material ao longo de uma semana.
Alunos podem pesquisar e elencar quais os resíduos plásticos que mais agridem os mares e oceanos da terra e produzir um cartaz com alerta para todas as turmas sobre isso.

Neste tópico crianças aprenderão: Como se forma o oxigênio que respiramos e a importância de preservar nossas florestas para minimizar o aquecimento solar.

Reproduzir vídeo

Vídeo

Vovó Pingadinha nos ensina sobre o impacto que o aquecimento solar tem sobre o nosso planeta. Ele precisa parar de esquentar e isso depende só dos moradores daqui!

Sugestão de aula
 
     1. Professora (professor) pode propor uma discussão em classe sobre o excesso de carros que tem no mundo. Pode falar sobre a falta de hábito das pessoas de andar e preferir usar automóveis do que ir a pé. Isso gera impacto porque o carro tem motor que, para funcionar, usa combustíveis que emitem o gás carbônico que prejudica o meio ambiente. Educadora (educador) deve explicar o motivo de CO² fazer mal para a natureza, pode explicar o aquecimento global e como ele ameaça os seres humanos. Pode também explicar a fotossíntese e o que são as pegadas de carbono. Também é bom explicar que não só motores de carros que deixam pegadas de carbono
 
     2.  Se a escola tiver multimeios e condições, passa o vídeo. Do contrário, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao primeiro episódio do desenho animado Pinguinho.
 
     3.  Temas que podem ser explorados com as crianças:
a. Como se forma o oxigênio que respiramos.
b. Quais são e como se formam os combustíveis usados pelas pessoas.
c. Poluição do ar;
d. Práticas para reduzir pegadas de carbono;
e. Importância de preservar nossas florestas;
 
     4. TAREFA
Para casa, a professora (professor) pode propor aos alunos contarem quantos passos tem da escola até em casa, de casa até a padaria e entre os lugares que costumam ir caminhando. Ela pode propor uma investigação sobre quantos passos uma pessoa deve dar por dia para ficar saudável e estimular a turma a envolver os pais na ação caminhada sim, carro não!
 
     5. CONCLUSÃO
A educadora (educador) pode propor à turma imaginar um mundo sem lixo descartado de forma errada. Pode propor uma discussão sobre o que eles podem fazer para melhorar as localidades onde há lixo acumulado na comunidade onde vivem.
O educador deve destacar no final das atividades os dois pontos principais de conteúdo a ser explorados com o episódio: a superação dos desafios que a vida nos apresenta, a importância dos colegas para nos estimular (afastando-se de quem faz o contrário) e a abordagem científica dos estados da água e a importância dela para o meio ambiente. 

Sugestão de atividades

Promoção de CAMINHADA ECOLÓGICA com todos os alunos da escola e familiares no final de semana, com cartazes de conscientização sobre saúde física e ambiental, destacando a redução de uso dos carros.
Promoção de CAMINHADA ECOLÓGICA com todos os alunos da escola e familiares no final de semana, com cartazes de conscientização sobre saúde física e ambiental, destacando a redução de uso dos carros.
Promoção de CAMINHADA ECOLÓGICA com todos os alunos da escola e familiares no final de semana, com cartazes de conscientização sobre saúde física e ambiental, destacando a redução de uso dos carros.

Neste tópico crianças aprenderão: Como evitar as enchentes e a importância das áreas verdes em nossas comunidades para haver mais oxigênio e mais áreas de absorção da água.

Reproduzir vídeo

Vídeo

Pinguinho mostra o que acontece com nossas cidades quando jogamos o lixo nas ruas. Todos nós podemos evitar as enchentes!

Sugestão de aula
 
     1. Educadora (educador) fala sobre as estações das chuvas e a importância delas para manter os reservatórios cheios, que garantem a água das cidades e a eletricidade das hidrelétricas. Mas que, ao mesmo tempo, podem trazer grandes transtornos como as enchentes e cheias na cidade. A turma deve dar opiniões sobre o motivo das enchentes acontecerem. Depois a professora (professor) explica sobre impermeabilização do solo, excesso de lixo jogado nas ruas e ilhas de calor que provocam as grandes inundações.

     2.  Se a escola tiver multimeios e condições, passa o vídeo. Do contrário, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao primeiro episódio do desenho animado Pinguinho.

     3.  Temas que podem ser explorados com as crianças:
a. Quem são os principais responsáveis pelas enchentes nas cidades.
b. Como evitar as enchentes.
c. Aumento da temperatura da Terra e aumento das chuvas fortes nas cidades;
d. Diferença de temperatura em locais com mais plantas e locais com mais cimento e asfalto;
e. Importância das áreas verdes em nossas comunidades paa haver mais oxigênio e mais áreas de absorção da água;

     4. TAREFA
Para casa, a turma pode recolher nas ruas da comunidade resíduos que poderiam entupir os bueiros e causar enchentes. O lixo de e ser levado para a escola para a turma discutir como ele foi parar na rua e, depois ele podem fazer cartazes para conscientizar todos os alunos da escola sobre o local correto de descarte dos resíduos.

     5. CONCLUSÃO
A educadora (educador) pode pedir para a turma debater sobre ação e reação: como tudo que fazemos gera uma reação do meio em torno onde vivemos. Até com as pessoas: o que acontece quando sorrimos para alguém ou se fazemos cara feia, quando somos bem-educados ou malcomportados. E devem levar essa experiência para o planeta, se agredimos Terra o que ela devolve? Se jogamos lixo na rua, em lugar errado, se cortamos árvores e plantas que nos dão oxigênio, o que pode acontecer: coisas boas ou ruins? Enfim a aula pode servir para dar uma boa noção sobre cidadania e consciência cívica e ambiental.

Sugestão de atividades

Brincadeira “coloque o lixo no lugar certo” (com latas para lixo orgânico, papel, metal, vidro e eletrônicos
Produção de cartazes com indicação de onde o lixo deve ser corretamente descartado. Utilizando lixo coletado na rua os alunos devem fazer cartazes com os devidos recipientes onde esse resíduo deveria ser colocado.
Experimento: a turma de fazer a experiência e jogar água com um regador em local que há terra e grama e observar como o líquido é absorvido. Depois jogar a água no meio fio e acompanhar para onde ela corre. E, por fim, despejar a água do regador dentro de um saco plástico sem furos para ver se ela escoa ou se fica retida.

Copyright 2019 – Anduca Animação que Educa – Todos os direitos reservados

logo-anducapq